sábado, 26 de fevereiro de 2011

A importância da qualificação profissional da pessoa com deficiência intelectual – Associação Nova Projeto.


Temos feito palestras explicando sobre a importância dos cursos de capacitação profissional.
Qualquer pessoa que queira começar a trabalhar sabe que precisa se preparar para isso A pessoa com deficiência intelectual não tem essa a consciência ou não teve essa oportunidade. Não falo de outras deficiências porque trabalho com pessoas com deficiência intelectual. Poucas são as empresas que se preocupam em proporcionar qualificação para essas pessoas que serão contratadas.
A grande maioria das empresas, principalmente as que estão sendo multadas, quer admitir esse funcionário de imediato, mesmo sem o preparo profissional necessário.
Com o objetivo de cumprir as cotas e evitar novas multas. Como resultado a rotatividade dos funcionários é constante.
A grande maioria não passa do período de experiência. Para agravar a situação, as empresas que trabalham com seleção e encaminhamento profissional não consideram esses aspectos
A fim de atender os seus clientes cadastram os currículos e encaminham esses profissionais sem conhecê-los.
A preocupação é que a inclusão sem a devida responsabilidade, mais tarde poderá ser usada como justificativa para afirmar que o programa de cotas nas empresas não deu certo.
Vamos continuar a insistir na necessidade da qualificação profissional. Comprovadamente a pessoa devidamente preparada tem mais condições de permanecer no emprego e até fazer uma carreira.
Existem empresas que encaram a lei de cotas com responsabilidade, se preocupam com a qualificação desses profissionais, proporcionam a capacitação profissional, com o objetivo de integrar essa mão de obra na empresa realmente e não apenas para cumprir a lei de cotas.
Raphaela Viggiani Coutinho
Associação Nova Projeto

O preparo para o trabalho - Associação Nova Projeto



Semanalmente recebemos de uma empresa de brinquedos educativos kits para montagem. Esse serviço é feito pelos nossos aprendizes que frequentam as oficinas pedagógicas. Através desta atividade iniciamos o treinamento para o trabalho que contribuirá para futuramente incluí- los no mercado formal de trabalho.



O aprendiz separa os kits para a embalagem.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Carnaval 2011 - Associação Nova Projeto


Os meninos preparam as máscaras.

Com o calor que tem feito aqui em São Paulo a maior parte da nossa programação acontece no pátio da escola. Hoje os alunos passaram algumas horas preparando as fantasias e a decoração para o baile de carnaval da escola que será na próxima sexta feira.




Elizandra experimenta um novo penteado na amiga.



Os adornos são feitos com criatividade.


Colares com contas coloridas são montados pelas meninas.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cotas para pessoas com necessidades especiais -inclusão no mercado de trabalho - Associação Nova Projeto






A Mariana veio esta tarde nos visitar. Está feliz trabalhando em uma drogaria em São Paulo. Participou do nosso curso de capacitação profissional que terminou no final de 2010. Fez questão de falar com o novo grupo de alunos sobre sua rotina diária no emprego e de como o curso que fez a tem ajudado no trabalho.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho- Associação Nova Projeto.





Professora recebe ex-aluna dos nossos cursos de capacitação profissional que trabalha no Supermercado Dia e na oportunidade colheu este depoimento " Gosto do trabalho que faço.Sou independente,os clientes me chamam para atende-los e os meus colegas gostam de mim.Estou de férias mas preocupada com meus clientes que só querem ser atendidos por mim. Sou muito agradecida pelo curso que fiz na Nova Projeto. Me ajudou muito a conseguir um emprego"

Tenho lido muitos artigos sobre o processo de inclusão de pessoas com deficiência nas escolas, no trabalho e nos espaços sociais . Com alguns artigos eu concordo inteiramente, mas com outros me preocupa a forma leviana e teórica com que o assunto é abordado. Alguns dias atrás lí um artigo que tratava do preconceito contra pessoas com deficiência intelectual . A abordagem inicial até foi fundamentada mas no desenrolar da matéria ele criticou as escolas especializadas como espaços de segregação. As pessoas que fazem esses comentários desconhecem o papel que as escolas especiais desempenharam ao longo dos anos na vida de milhares de deficientes. A 40 anos atrás sim existia o preconceito, o desconhecimento e a exclusão do deficiente em todos espaços da sociedade. Se uma família tivesse um filho deficiente, este ficava escondido em casa sem nenhuma oportunidade de convívio social. O atendimento educacional para essas pessoas não existia. Foram as APAES que iniciaram a mudança deste cenário. É injusto desconhecer o papel histórico que desempenharam na vida de muitas crianças. Outras escolas especializadas também contribuiram para o movimento de inclusão social que vivemos hoje. A Associação Nova Projeto é uma escola de Educação Especial que acredita na inclusão social e se orgulha do trabalho educacional que desenvolve. Certamente fazemos a nossa parte com responsabilidade neste cenario de inclusão social
Raphaela V. Coutinho
pedagoga

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Escola especializada - Associação Nova Projeto







Logo cedo enquanto o dia não esquenta as professoras aproveitam o pátio para os exercícios físicos . Nesta manhã fizeram uma gincana entre meninos e meninas. Foi uma competição disputada.


As aulas voltaram - Associação Nova Projeto



As aulas começaram no dia 26 de janeiro depois de mais de um mês de férias mas só esta semana entramos no rítmo. Estamos sem vagas. A procura tem sido grande mas não temos como atender por falta de espaço físico. É preocupante ver a frustação das famílias a procura de vagas e não termos como atende-las. São adolescentes que em razão da idade e da dificuldade escolar são desligados da escola regular e se encontram fóra do sistema oficial de ensino. Oferecemos apoio escolar para os que frequentam classes regulares e treinamento para o trabalho para alunos com potencial para inclusão no mercado de trabalho. Precisamos de um espaço maior...