domingo, 13 de junho de 2010

O Prazer e as Drogas - Associação Nova Projeto


Há muito tempo estranho que as escolas regulares não tenham no currículo uma disciplina que trate do tema drogas. Ela está em toda parte, envolvendo milhares de famílias, de classe media, alta e baixa. O mais grave e preocupante são os nossos jovens que se perdem, no engano de que só as drogas dão prazer. Quando falo em drogas estou englobando o álcool que infelizmente é uma droga aceita socialmente. Tenho recebido mães desesperadas em busca de ajuda ou de um caminho para tratamento dos seus filhos. São pessoas simples, sem recursos, que nos pedem orientação O encaminhamento é difícil, a estrutura de atendimento a essa população é limitado. Existem os Caps que estão voltados mais para a medicação de pessoas com problemas psiquiátricos, e é preciso muito mais, tanto na prevenção quanto nos cuidados com o jovem envolvido com drogas. É preocupante, porem não posso fazer muito, a não ser cuidar da minha população e do meu espaço. Acredito que os nossos jovens precisam de mais informações, que desmitifiquem o glamour das drogas. Por essa razão convidamos o educador e psicanalista Antonio Sergio Gonçalves com experiência nessa área para falar sobre drogas. A palestra foi conduzida mais como um bate papo aberto, que possibilitou a troca de idéias e informações sobre o assunto. A sensibilização teve inicio a partir da seguinte reflexão: o que me dá prazer…. cuidados e responsabilidade. Foi um dialogo bom, necessário e aberto. Todos os presente participaram com entusiasmo.( 29/10/2009)


Raphaela Viggiani Coutinho

A Ética entre as organizações sem fins lucrativos

Tenho comentado a dificuldade que as entidades pequenas têm em divulgar o trabalho que realizam para conseguir apoio dos Órgãos Públicos e das Empresas privadas. Como o trabalho que realizam não é conhecido e como não existem nomes de destaque, é muito difícil conseguir patrocínio para os programas que oferecem mesmo considerando a eficácia e a importância dessas realizações.
Quantas vezes tenho sonhado com uma grande campanha em beneficio da Associação Nova Projeto que pudesse ajudar a construir uma sede própria que possibilitasse o aumento do número de vagas e a ampliação dos programas que não são instalados por falta de recursos financeiros.
Contudo as grandes empresas e o público em geral se mobilizam para ajudar instituições de renome por desconhecerem que a somatória de pequenas ações também devem ser apoiadas.
Mesmo considerando todas essas dificuldades acredito que as pequenas instituições tem feito muito em beneficio das pessoas com deficiência.
Pequenas instituições não podem dar-se ao luxo de manter um serviço de marketing, porém dentro das possibilidades quase todas procuram divulgar os resultados do trabalho que realizam, resultado esse que por sua ação multiplicadora desperta interesse de instituições de renome e muitas delas até então parceiras dos programas.
Recentemente uma grande Instituição, em vez de nos procurar, foi atrás dos nossos patrocinadores oferecendo seus serviços e seus nomes, quase que em substituição ao trabalho que realizamos há vários anos.
Foi uma surpresa para nós tomarmos conhecimento que a falta de ética também está presente em Instituições cujo objetivo primeiro é a Defesa dos Direitos Humanos.( 11/04/2010)

Raphaela Viggiani Coutinho