segunda-feira, 25 de julho de 2011

20 anos da lei de cotas - Associação Nova Projeto

















Nosso aluno fala sobre a importância da higiene na saúde.
curso de capacitação profissional - junho 2011


A lei de cotas nº8.213 criada em 1991 e regulamentada por decreto em 1999 completa neste mês 20 anos. Essa lei proporcionou uma mudança significativa na vida de muitas pessoas com deficiência. As empresas com mais de 100 funcionários passaram a ser obrigadas a reservar 2% a 5% das suas vagas para pessoas com deficiência. A oportunidade de trabalho para essa parcela da população até então excluída do processo produtivo é um ganho para a pessoa especial e para a sociedade que se torna mais inclusiva e mais humana.
Ainda temos um longo caminho a percorrer. Os obstáculos são grandes e estão sendo enfrentados pouco a pouco. Muitas empresas cumprem as cotas para não serem penalizadas contudo estão longe de proporcionar um ambiente inclusivo para seus funcionários.Outras que adotam uma filosofia de responsabilidade social se preocupam em oferecer um programa dentro da empresa que acolhe e integra no ambiente de trabalho seja na adaptação de espaços, na compra de equipamentos ou de apoio quando necessário. Esses cuidados são importantes para essas contratações. Contribuem para o sucesso dessa mão de obra. Estamos neste momento enfrentando uma situação de excesso de vagas para a pessoa com deficiência. Se por um lado é para comemorar por outro preocupa. As contratações são feitas de forma imediatista sem planejamento. Diariamente somos procuradas pelo setor RH das empresas que solicitam indicação de candidatos, sempre com urgência. Estão sendo penalizadas, com multas pesadas e precisam cumprir as cotas de imediato. Essa mão de obra é contratada sem a devida qualificação e na maioria das vezes não permanece no emprego após o período de experiência.
São pessoas que pelas limitações pessoais não conseguiram adquirir uma escolaridade básica nem estão preparadas para exercer um trabalho formal.
Os cursos de capacitação profissional se devidamente valorizados pelas empresas, poderão suprir a falta de qualificação dessas pessoas. Quando fico sabendo do alto valor das multas que as empresas estão pagando por não cumprirem o percentual de cotas devido, considero como seria mais produtivo se investissem em cursos profissionalizantes.
Contudo a importância da lei de cotas na construção de uma sociedade mais justa e mais humana é indicutivel. Alertou os diversos setores da sociedade sobre a injustiça social que estava sendo cometida contra essa parcela da população. Quero acreditar que no futuro não será necessário a cobrança de cotas para a inclusão do deficiente nos diversos setores da sociedade. As diferenças individuais serão respeitadas uma vez que essa é a característica do ser humano.
Raphaela Viggiani Coutinho