sábado, 26 de fevereiro de 2011

A importância da qualificação profissional da pessoa com deficiência intelectual – Associação Nova Projeto.


Temos feito palestras explicando sobre a importância dos cursos de capacitação profissional.
Qualquer pessoa que queira começar a trabalhar sabe que precisa se preparar para isso A pessoa com deficiência intelectual não tem essa a consciência ou não teve essa oportunidade. Não falo de outras deficiências porque trabalho com pessoas com deficiência intelectual. Poucas são as empresas que se preocupam em proporcionar qualificação para essas pessoas que serão contratadas.
A grande maioria das empresas, principalmente as que estão sendo multadas, quer admitir esse funcionário de imediato, mesmo sem o preparo profissional necessário.
Com o objetivo de cumprir as cotas e evitar novas multas. Como resultado a rotatividade dos funcionários é constante.
A grande maioria não passa do período de experiência. Para agravar a situação, as empresas que trabalham com seleção e encaminhamento profissional não consideram esses aspectos
A fim de atender os seus clientes cadastram os currículos e encaminham esses profissionais sem conhecê-los.
A preocupação é que a inclusão sem a devida responsabilidade, mais tarde poderá ser usada como justificativa para afirmar que o programa de cotas nas empresas não deu certo.
Vamos continuar a insistir na necessidade da qualificação profissional. Comprovadamente a pessoa devidamente preparada tem mais condições de permanecer no emprego e até fazer uma carreira.
Existem empresas que encaram a lei de cotas com responsabilidade, se preocupam com a qualificação desses profissionais, proporcionam a capacitação profissional, com o objetivo de integrar essa mão de obra na empresa realmente e não apenas para cumprir a lei de cotas.
Raphaela Viggiani Coutinho
Associação Nova Projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário