sexta-feira, 25 de março de 2011

Dignóstico de Autismo - Associação Nova Projeto

Outro dia recebi o telefonema de uma mãe aflita que tinha acabado de receber o diagnóstico do filho com dificuldade de acompanhar a classe. Até aquele momento estudava em escola regular com alguns problemas de comportamento, mas aceito na escola. Orientada pela psicóloga a procurar um médico especialista para uma avaliação,recebeu o diagnóstico: seu filho é autista. Desorientada procurou auxilio na própria escola . De imediato foi orientada a retira-lo da escola regular e procurar uma escola especializada. Recebeu uma relação de escolas especiais que inclusive indicava a nossa. Estava nervosa porque as escolas especializadas no atendimento de crianças autistas, estavam com lista de espera. Nesse momento perguntei a idade da criança. Cinco anos me respondeu.

Como atendemos a partir dos 14 anos de idade também não poderíamos ajuda-la.


Recomendei que enquanto não conseguisse vaga em escola especializada, deveria procurar uma escola pequena, com poucos alunos por grupo que aceitasse seu filho. Paralelamente procurar atendimento clínico de apoio para as dificuldades mais especificas da criança. Ficou muito agradecida e até comovida como se a atenção e a orientação fosse algo fora do habitual.

Esta é uma situação que acontece diariamente na nossa escola. Famílias com filhos especiais desorientadas procurando ajuda. Como faz parte do nosso trabalho, a orientação familiar, quem nos procura não sai sem ser ouvida e orientada. A família se sente mais segura por receber ajuda e nós nos sentimos recompensadas por poder ajudar.


O Autismo é uma disfunção neurológica de base orgânica, que afeta a sociabilidade, a linguagem, a capacidade lúdica e a comunicação” (Classificação Internacional de Doenças, publicada pela Organização Mundial de Saúde)

Durante muitos anos acreditou-se que a causa era emocional, resultado de problemas de relacionamento mãe e filho. Esse conceito mudou. Atualmente é tratado como causa orgânica. Crianças com quadro de autismo tratadas cedo, com atendimento clínico nas áreas onde apresenta dificuldades associado à educação especializada, podem chegar à idade adulta com poucas características de autismo. Esse desenvolvimento vai variar de acordo com o grau de comprometimento. Enquadra-se também como manifestação de autismo a Síndrome de Asperger considerada uma forma leve da doença. Pessoas com esse diagnóstico desenvolvem uma personalidade diferenciada. São introvertidas apresentam dificuldade de relacionamento, são perseverativas e emocionalmente instáveis. Essas características vão variar de individuo para individuo.

Raphaela Viggiani Coutinho

Uma forma diferente de aprender - Associação Nova Projeto







As sextas feiras as aulas são desenvolvidas com o recurso de jogos competitivos. Esse dia da semana é esperado por todos os alunos sem exceções. As atividades são fora das salas de aula. Logo cedo as cadeiras e as mesas são arrumadas para as diversas competições da manhã. Todos participam com entusiasmo. São formados vários grupos que competem entre si. Hoje parei o que estava fazendo para assistir tal era o entusiasmo. A competição de hoje foi através de jogos de memória e quebra cabeças. Os grupos foram formados por meninos e meninas. Como houve empate cada grupo indicou seu melhor representante para o desempate. Os meninos ganharam.

É um recurso que as nossas professoras utilizam muito, porque oferece excelentes resultados. Estimulam a competição e através dela exercita-se o tempo de atenção, conceitos básicos e o trabalho em grupo entre outras coisas. O mais incrível é que mesmo existindo torcida entre os grupos participantes, não existe brigas. Os vencedores são aplaudidos por todos.
É muito bom de se ver.

Raphaela Viggiani Coutinho